domingo, 13 de maio de 2012

Pinguins são vestidos com roupas de lã para sobreviver a vazamento de óleo


Parece brincadeira de criança que gosta de vestir os bichos de estimação como gente, mas não é e aconteceu, de verdade, na Nova Zelândia: depois de um vazamento de petróleo no litoral norte do país, que atingiu, entre outras regiões, a Baía de Plenty – onde está localizado oParque Nacional de Urewera, que abriga milhares de aves –, mais de 100 pinguins tiveram que ser vestidos com casacos de lã para sobreviver ao acidente ambiental marítimo – considerado o maior da história da Nova Zelândia (leia também: Vazamento de óleo é o pior acidente ambiental marítimo da Nova Zelândia).
A atitude partiu de cientistas e biólogos do país, que, para evitar que os pinguins tivessem o mesmo destino das milhares de aves que morreram durante o vazamento, recolheram os animais de seu habitat natural para limpá-los e os vestiram com casacos de lã para que não se bicassem e ingerissem petróleo, enquanto aguardavam sua vez de “tomar banho”.
Como não era tarefa fácil tricotar casaquinhos para todos os pinguins, em tempo hábil para que eles não engolissem uma quantidade de petróleo que pudesse matá-los, os biólogos e cientistas promoveram um mutirão, junto com a loja de roupas Skeinz, especializada em casacos de lã, para ensinar a população da Nova Zelândia – e quem mais estivesse interessado – a fazer os agasalhos.
A mobilização deu tão certo que os especialistas receberam mais casacos do que o necessário para proteger todos os pinguins. Agora, as roupas excedentes estão sendo vendidas pelaSkeinz, junto com pinguins de pelúcia, e o dinheiro da venda é revertido para o Penguin Rescue Fund (Fundo de Resgate ao Pinguim), que promove ações de preservação a esses animais. (No blog da Skeinz você pode acompanhar as novidades da ação)  
A boa intenção da iniciativa é indiscutível, mas a pergunta que não quer calar é: será que os pinguins curtiram o novo look?

Nenhum comentário:

Postar um comentário